Liz Treinamentos

As 11 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

Antes de enfrentar aquela tão desejada entrevista de emprego, é bom estar preparado para as perguntas que provavelmente serão feitas a você. Mais do que respostas ensaiadas, o segredo para se dar bem é passar segurança, firmeza e tranquilidade. Veja abaixo as perguntas mais comuns feitas pelos recrutadores e quais as respostas mais adequadas.

1. Fale-me sobre você

Não existe regra para essa resposta. Cada entrevistador espera ouvir uma coisa. A dica é ser sucinto, controlar a ansiedade e se focar no âmbito profissional. Falar sobre projetos anteriores e expectativas com relação à carreira pode ser uma boa.

2. Conte-me um pouco sobre seu histórico profissional

O recrutador quer saber mais sobre as sua experiência relatada no currículo. Seja breve e objetivo e foque na sua experiência mais parecida com o cargo desejado.

3. Por que você saiu do seu último emprego?

Jamais fale mal da sua antiga empresa ou dos seus ex-chefes, nem se faça de vítima. Se o motivo da saída foi demissão, não omita isso. Dizer a verdade é sempre a melhor opção.

4. Quais eram suas principais ocupações?

Relate resumidamente as tarefas que envolviam o seu dia a dia e suas estratégias para enfrentar os desafios.

5. Quais são seus principais pontos positivos e negativos (fortes e fracos)?

Diga o que realmente for relevante para a posição que você disputa: se é a comunicação, o relacionamento, o trabalho em equipe. Quanto aos defeitos, assuma-os enfatizando as ações que está tomando para melhorá-los.

6. Como você se sente trabalhando sob pressão e com prazos limitados?

O ideal é dar exemplos vivenciados por você que demonstrem sua capacidade de trabalhar sob pressão. Isso dará segurança ao recrutador de que você está apto a encarar o cargo em questão.

7. Quais são seus planos para os próximos anos?

Deixe claro quais são seus anseios na vida profissional, seja sincero e demonstre firmeza sobre suas metas de curto e médio prazo.

8. Quais experiências profissionais mais te deram satisfação?

Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas a seus objetivos profissionais.

9. O que fez você querer trabalhar aqui?

Para responder esta questão vale a pena estudar bem. A maioria contratantes aproveitam esse momento para conseguir identificar quem tem uma paixão pela missão e os objetivos da empresa. Tudo o que você precisa dizer é a verdade, sem exageros. Conte o que mais te atrai na companhia e como você se vê encaixado na cultura da empresa.

10. Qual sua pretensão salarial?

Se você não tem ideia de quanto a empresa está disposta a pagar, melhor evitar responder a essa pergunta. Se o entrevistador insistir, diga qual o valor do seu último salário.

11. Por que deveríamos contratá-lo?

Destaque em que medida suas capacidades correspondem às necessidades da organização. Não seja arrogante, dando a impressão de que você se acha superior aos demais candidatos. Exponha como você pode colaborar para o desenvolvimento da organização.

FALE CONOSCO

Utilize o formulário e envie-nos sua mensagem

    ONDE ESTAMOS

    Rua Abraham Lincon, 396
    Jardim América - Rio do Sul (SC) - CEP 89.160-202

    47 3521 1901