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Você já está no LinkedIn? Saiba como usá-lo bem

O LinkedIn é uma rede social que já está no ar há vários anos e sua principal função é criar conexões entre perfis de empresas, de recrutadores e o seu, de profissional. A rede social já se popularizou bastante em muitos países, inclusive no Brasil, mas existem muitos profissionais que ainda não estão no LinkedIn ou que estão, mas não recebem muitas visitas em seu perfil e muito menos propostas de recrutadores. Mas a pergunta é: será que o LinkedIn está sendo utilizado corretamente nesses casos?

Por que se cadastrar no LinkedIn?

Se você, assim como muitos profissionais, faz seus cadastros nos bancos de dados de agências de recrutamento, por que também não criar um perfil profissional que pode ser visto diretamente pela empresa ou pelo gerente daquela empresa em que você tanto quer conseguir um emprego? Hoje em dia tudo e todos estão conectados, as empresas estão com perfis em várias redes sociais também, assim como você. Então aproveite toda essa tecnologia e essa modernidade que têm cada vez mais feito parte da vida das pessoas e use-as em seu benefício!

Como usar bem o LinkedIn?

Quando bem utilizado, o LinkedIn é uma ajuda e tanto na hora de procurar aquele emprego que você sempre quis. Por isso, é extremamente importante que, feito o seu cadastro na rede, todos os campos de informações sejam preenchidos corretamente, com seus dados de formação acadêmica, experiências profissionais, informações para contato e foto de perfil adequada. Confira algumas dicas:

Utilize uma boa foto de perfil

Por que a foto de perfil é tão importante, se o que realmente vale para conquistar um emprego são a formação e a experiência? É porque ter uma boa foto no perfil chega a aumentar em até sete vezes as suas chances de receber o clique de uma empresa no LinkedIn. Uma boa foto é aquela que transmite seriedade e profissionalismo, deve servir para mostrar como é a sua postura em um ambiente profissional.

Valorize suas informações

Suas informações são o que pode ou não transmitir uma imagem de profissional competente, mas não se restrinja apenas às informações básicas sobre você — como formação acadêmica, experiências profissionais, etc. Aproveite o campo “Cases I care about” e preencha-o com coisas que lhe importam para ter a chance de que alguém se identifique com você — principalmente um recrutador.

Passe a seguir imediatamente empresas pelas quais você se interessa

Uma das melhores formas de mostrar interesse ao recrutador é mostrando que você se interessa pela empresa. Além disso, seguindo o perfil da empresa, você pode acompanhar novidades sobre a empresa e conhecê-la melhor. Uma prática muito interessante é visitar o perfil dos funcionários da empresa e ver quais são as suas competências, se são ou não semelhantes as suas.

Faça networking

É bem difícil quem hoje ainda não tenha ouvido falar em networking, trata-se de criar relacionamentos potenciais com tudo o que possa se transformar em oportunidade. Mesmo que você não esteja à procura de um emprego, o networking é muito importante, assim depois de um tempo você já não precisará mais procurar tanto, as oportunidades começam até a bater à porta.

Como funciona o recrutamento pelo LinkedIn?

O recrutador da empresa realiza buscas no LinkedIn através dos filtros de pesquisa, para poder chegar com mais facilidade ao profissional ideal para determinada atividade. É por isso que é extremamente importante o preenchimento completo e correto dos campos de informação. Depois de encontrados alguns perfis na busca, o recrutador irá analisar as opções e, se for do seu interesse, entrará em contato com você.

Fonte: Impacta

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